sábado, 10 de setembro de 2011

Inclusão digital: a informática na educação





Diante das profundas mudanças de ordem política, econômica e social que vem acontecendo na sociedade contemporânea nas ultimas décadas, na qual, a explosão das tecnologias e comunicação se torna a cada dia mais presente e acelerada, facilitando desta maneira, o desenvolvimento da globalização, faz-se necessário, perante esta nova realidade a inserção da inclusão digital dentro do âmbito escolar, desenvolvendo nos estudantes habilidades, conhecimento crítico e criatividade.
O uso das tecnologias de informática e comunicação como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem tem gerado muitas pesquisas e discussões. Em uma época em que a informação é rápida e constante o indivíduo precisa estar preparado para acompanhar essas revoluções, porém algumas perguntas começam a surgir: será que todas as pessoas no mundo têm acesso aos bens e serviços da era digitalizada? Os professores estão preparados para enfrentar este novo desafio? Desta forma tendo em vista, a formação de um novo espaço social em que a sociedade se encontra chamado “mundo globalizado” as escolas precisam desenvolver projetos específicos que busquem oportunizar aos estudantes contato com o mundo digital.
Entretanto, a integração dessas tecnologias no currículo escolar tem encontrado algumas dificuldades. O uso dessa ferramenta, tão importante nos dias atuais, tem enfrentado algumas limitações, pois nem todas as pessoas no Brasil, por questões de ordem econômica não tem computador e nem todas as escolas tem salas de informática, ou seja, não são todos os estudante que desfrutam dessa oportunidade, isto é, a realidade brasileira ainda é muito carente em nível social, econômico e mobilização e participação política. Neste sentido, a inclusão digital e o acesso da sociedade a esta informação não está ao alcance de todos, criando assim, uma ponte ainda maior entre incluídos e excluídos, porém, este problema se agrava se os espaços escolares não estiverem preparados para a construção desse aprendizado contextualizado e significativo.
Uma das discussões e preocupações dos professores de geografia é descobrir uma forma para tornar os conhecimentos dessa disciplina mais dinâmica, crítica e criativa, despertado no sujeito a capacidade para interpretar e compreender os fatos como realmente eles são, tendo uma visão mais abrangente de mundo. O professor deve estar preparado par a estas novas mudanças, ele deve ser capaz de mover a construção deste conhecimento despertando no educando maior interesse pelos assuntos abordados na sala de aula, e ao mesmo tempo considerando suas vivências e experiências.
Nessa perspectiva, é fundamental que o professor esteja aberto a essas novas mudanças, ele precisa estar disposto não só ensinar mais também aprender com essa nova realidade, melhorar sua capacidade de reflexão, autonomia e de cooperação é necessário que o conhecimento técnico e pedagógico estejam interligados, que os educandos busquem aperfeiçoadamente a capacitação e conseqüentemente se apropriem deste mundo digital, tornando a aprendizagem por meio destas novas tecnologias de informática e comunicação (TIC) uma ação efetiva e bons resultados para o âmbito escolar.
O computador surgi como um importante aliado na construção destes novos saberes, entre professor e aluno mudando alguns paradigmas da educação tradicional, a qual o professor era visto como o dono “saber” o aluno apenas decorava conteúdos não podendo participar do processo de conhecimento. Hoje, com essas novas tecnologias aplicadas em sala de aula, tais como: computadores, retroprojetores, projetor de filmes, slides e etc. as aulas podem se tornar bem mais interativas e dinâmicas a velocidade de informação possibilita a cooperatividade e a criatividade dos alunos por que eles podem estar trabalhando em equipe.
A escolha educacional de um software deve proporcionar ao aluno um aprendizado contextualizado levantando problemas e instigando o sujeito a pensar de uma maneira crítica dinâmica e consciente encontrar a solução, ou seja, despertando no indivíduo competência cognitiva favorecendo a compreensão de seu espaço sócio-cultural e sujeitos ativos dentro deste novo modelo de sociedade informacional.
A internet é um outro instrumento que o professor pode estar utilizando nas aulas ela apresenta uma gama enorme de informação e é também uma realidade nova nas escolas através da internet o indivíduo pode trabalhar com hiper texto, MSN, Orkut, blogs, etc. isto é, através de um link podemos saber o que acontece no mundo inteiro em questões de segundos.
No entanto a escolas precisam estar preparadas para este novo desafio, cabendo ao professor contribuir com a mudança de mentalidade dos estudantes, construindo sua opinião através do senso crítico.
Os recursos tecnológicos audiovisuais e a internet permitem a circulação de informação em questão de instantes independentes de sua fronteira temporal e espacial. Nesse sentido, é de fundamental importância que as instituições escolares não fiquem excluídas desse processo, professores, administradores e a comunidade escolar precisam se engajar nesta luta favorecendo aos alunos acesso a esta ferramenta tão importante nos dias atuais.
     

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